segunda-feira, 22 de junho de 2009

O que são os Decompositores.

, chamam-se decompositores aos seres vivos, como certas bactérias e fungos, que atacam os cadáveres, excrementos, restos de vegetais e, em geral, matéria orgânica dispersa no substrato, decompondo-a pouco a pouco.

Ocupam um nivel trófico à parte dos outros detritívoros, já que se alimentam da matéria orgânica em decomposição. Quando se alimentam, degradam a matéria orgânica em matéria inorgânica (mineral), que é depois re-utilizada pelos produtores, num processo natural de reciclagem.

Os decompositores realizam a ciclagem dos nutrientes. Quando algum ser vivo morre, a matéria orgânica presente nela é decomposta, ou seja, diversos organismos (bactérias e fungos) vão se nutrir dessa matéria. O resultado final é formação de gás carbônico, água e sais minerais (nutrientes) por esses organismos. A planta ao realizar a fotossíntese, absorve justamente esses compostos e assim forma a sua matéria viva, que será depois utilizada pelos consumidores primários, os herbívoros. Assim chegamos a conclusão que os descompositores realizam um papel importantíssima nos ecossistemas: transformam as partes inutilizáveis ou perdidas por um ser, seus excrementos e cadáveres em matéria reutilizável, realizando assim o ciclo dos bioelementos na natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário